Channel: Nýr Dagur
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Rheinfall e o interior da Suíça

A segunda parte da minha viagem pra Suíça, foi depois de um mês que estive em Zurich. Dessa vez minha conexão pra voltar pra Irlanda era maior e eu teria que dormir por lá.

Fiquei super na dúvida do que iria fazer, pensei em ir pra Lucerna, já que não é tão longe assim de Zurich e tentar fazer couchsurfing. Mas, a minha tia tem uma amigona brasileira que mora na Suíça e perguntou se eu não queria ficar na casa dela. Seria como fazer couchsurfing, com a diferença de que a host era alguém conhecida da minha família. Poder curtir um pouquinho mais da Suíça com locais? Obviamente, eu aceitei.

De volta para Zurich, o destino dessa vez era o interior. Lá do aeroporto peguei um trem que iria para Winterthur, onde a amiga da minha tia iria me buscar.  A viagem é bem rápida e para minha surpresa, aconteceu algo que eu não esperava: no trem, bem aleatoriamente, duas senhoras, uma espanhola e outra suíça, começaram a conversar comigo – em português.

A espanhola foi quem puxou assunto comigo primeiro, em alemão. Eu disse que não entendia e ela, com um inglês quebrado perguntou quais idiomas eu falava. Ela ficou toda feliz quando eu disse que falava português. Ela morava na Suíça há muito anos, mas aprendeu português também. E a suíça, só de olho na nossa conversa, se manifestou: hey, eu também falo português! Que mundo bem doido, né?

O ex-marido da suíça era de Portugal e como ela morou muitos anos por lá, aprendeu o idioma também. Ela disse que sempre procura fazer amizade com brasileiros e portugueses na Suíça pra continuar praticando o idioma. Uma fofa! ambas me dando várias dicas do que ver no país. Agora, imagem vocês, a minha cara. Eu ali, conversando com duas não-nativas de português, em português. Que convenhamos, não é uma língua fácil e que você não acha com facilidade pessoas que dominam o idioma e não são nativas da língua. Como eu amo essas coisas! ♥

De Winterthur fomos até Schaffhausen (que nome mais lindo!) para ver a cachoeira do rio Rêno: Rheinfall.

13741193_218537035210877_1833247738_n

A Rheinfall fica entre os cantões (estados) de Zurich e Schaffhausen, é a maior da Europa nesse estilo mais plano. Eu demorei pra entender essa definição quando eu li, mas faz sentido. Ela não é de uma queda d’agua bem vertical, a queda dela é meio corrida – no caso, plana!

O lugar é bem movimentado e cheio de turistas. Tem que ter um pouquinho de paciência pra andar por lá. Mas, vale a pena!

A cachoeira é de uma força incrível, você pode chegar bem pertinho e olhar aquele monte de água passando numa velocidade absurda, dá até um frio na barriga.  A força que a natureza tem é algo de arrepiar!
img_8933img_8916img_8941img_8925img_8931img_8933

Alguns fatos sobre a Rheinfall e o local:

– São 221’870 litros de água por segundo!!

– A cachoeira tem aproximadamete 23 metros.

– A Rheinfall foi formada no último período glacial.

– Todo dia 31 de julho tem uma mega queima de fogos por lá e a cachoeira fica toda iluminada.

– Ao lado da cachoeira tem um castelo, o Schloss Laufen (que não deu tempo de ir visitar).

– Você pode fazer cruzeiros no local, com direito a comida e uma vista privilegiada da cachoeira.

img_8937 img_8946 img_8949 img_8950 img_8964

Não fiz nenhum cruzeiro, mas pegamos um barco pra atravessar e ir lá pro outro lado do rio, que é pago separadamente e não está incluso no valor da entrada pra cachoeira. É bem rapidinho, mas foi legal pra poder ter uma outra vista da área.

Do outro lado aproveitamos pra comer no restaurante deles e lá tinha uma opção vegetariana no cardápio. É um local bem turístico, então os preços são um pouquinho salgado, mas eu achei que valeu a pena. Ainda mais por almoçar com aquela vista linda pra cachoeira.

img_8974 img_8989img_8954img_8986img_8985img_8990img_8982

O tempo estava nublado e depois do almoço a chuva resolveu aparecer. Tivemos que acelerar o passo, então não deu pra aproveitar muito do outro lado, mas o guarda-chuvinha que compramos ali na hora ajudou e eu consegui fotografar mais um pouco.

img_8998 img_9005 img_8999 img_900813722158_1125234920855902_1146407007_nimg_8993

Depois de ter visto essa maravilha toda aí, fomos pra casa descançar, eu estava praticamente virada. A amiga da minha tia mora em Elgg, uma vila super gracinha, que fica no cantão de Zurich. Aliás, tudo na Suíça é tão gracinha/fofo/lindo, não é?

Meus hosts queriam me levar em um lugar legal pra jantar, então fomos em um restaurante pequenino que ficava ali na região. A cada vila que passávamos eu tinha a sensação que era tudo de brinquedo, pareciam casinhas de boneca. Essa arquitetura Suíça é muito linda, fiquei boba!

Infelizmente meu celular pifou e não consegui recuperar as outras fotos que eu tirei dessas vilas. Sobrou só uma pra contar história.

13671709_549385745248754_1795253652_n

Entramos em um restaurante super cozy, que por segundos achei que estávamos entrando na casa de alguém, de tão aconchegante e intimista que era. E aparentemente na Suíça é tudo assim, ainda mais em vilas pequenas. Se no verão aquele climinha já era assim, fiquei imaginando como não deve ser no inverno! Deve ser super delícia passar uma temporada de frio por lá comendo um monte. Guardei aqui essa ideia pro futuro.

Passar um tempo com locais em um lugar super charmosinho, que você não ouve outra língua a não ser o idioma local, é com certeza uma experiência pra guardar pro resto da vida.
img_9019 img_9021 img_9020

No outro dia, o marido da amiga da minha tia, que é suíço, me levou até o aeroporto. Ele não fala nada de inglês e só sabia alguma coisa ou outra em português. Foi engraçado, porque queriamos muito conversar, mas era uma missão impossível. Tentamos, mas não saiu nada muito além de ”Rio” e ”Olimpiadas” – haha

No caminho, perdia o fôlego a cada curva, de cair o queixo aquela paisagem. Eu só fiquei admirando, chocada, nem fotografar eu consegui. Estava uma manhã tão bonita e com um pouco de neblina. Não conseguia acreditar naquela beleza toda, parece um sonho.

Um pedacinho meu ficou, sempre fica. Suíça, o que falar? Só sei que quero voltar o mais rápido possível.

Mais de mim e do blog por aí: Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

HANGAD

MAKAKAALAM

Vimeo 10.6.1 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.0 by Vimeo.com, Inc.

Re:

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

HANGAD

MAKAKAALAM

Vimeo 10.6.0 by Vimeo.com, Inc.